24.5.09

FRAUDES

É sabido que uma pequena porcentagem de avistamentos e objetos não identificados em nossos céus não são explicáveis pela atual ciência oficial. Isso é o que faz pensar-se em uma inteligência não terrestre comandando tais fenômenos. Com o intuito de termos um contraponto para uma melhor análise , faz-se mister saber do que se tratam os outros 95% de aparições.

Há uma imensa gama de fenômenos naturais não conhecidos do público em geral que muitas vezes enganam a vista das testemunhas. Levemos em consideração que nosso planeta é como um ser vivo, envolvido por uma camada chamada atmosfera. Interações químicas e eletromagnéticas entre o solo, subsolo e atmosfera produzem efeitos visuais extremamente curiosos e impressionantes. Poderíamos citar aqui alguns deles, como nuvens lenticulares, gás do pântano, raios globulares, auroras boreais além da distorção visual de corpos celestes ao terem sua luz atravessando a atmosfera. Estudos mais recentes levantam também a hipótese de movimentos tectônicos que precedem terremotos gerarem gases que em contato com a atmosfera também produzem efeitos visuais interessantes.

Todos esses fenômenos são naturais. E o que dizer dos fenômenos nem naturais nem de origem extraterrestre? Infelizmente existe um bom número de aparições resultado de fraudes engendradas por seres bem terrestres. E o que os motivaria a tais atitudes?

Essa é mais uma área bastante delicada que deve ser estudada com cuidado. Entre os vários motivos para se montar uma fraude, existem alguns bem claros e definidos.

Lembremos, primeiro, daqueles que por simples diversão se dão ao trabalho de montar aparatos, dos mais simples aos mais complexos, com o intuito de enganar os incautos que os avistarem. Poderíamos chamar isso de apenas uma brincadeira de mau gosto?

Há aqueles, via de regra céticos em relação ao fenômeno UFO, que são mais minuciosos em suas fraudes. Tem normalmente por objetivo desacreditar os reais avistamentos, vindo a público posteriormente e mostrando como é fácil enganar ou iludir pessoas menos preparadas. Embora seja muito constrangedor para as pessoas que testemunhem ter visto um UFO nessas ocasiões, esses fraudadores acabam exercendo uma função interessante agindo como fomentadores dos verdadeiros pesquisadores ufológicos, criando uma saudável discussão.

Entremos agora num aspecto mais delicado ainda. Muitas fraudes são organizadas por pessoas com determinado nível de conhecimento e estudo, mas que são movidas por algo que está no limiar entre um duvidoso sendo de humor e uma psicopatologia.

São pessoas que encontram nesse "hobby" um prazer em serem postas em evidência após o desbaratamento da fraude. Sem um propósito científico para tais atitudes poderíamos dizer que são pessoas carentes de atenção, fazendo dessa atividade uma forma de compensar seus problemas pessoais chamando para si a atenção de terceiros. Deixemos a palavra aqui para os psicólogos de plantão.

Por último, mas não menos importante, existem os casos dos que abusam da fé pública para o próprio enriquecimento de forma ilícita. Como em outras áreas da sociedade humana, aproveitadores se utilizam de fraudes, mensagens sub-liminares e outros artifícios para convencer pessoas menos avisadas que poderão ter contatos programados e/ou experiências místicas através de supostos contatos físicos ou não com naves e/ou seus ocupantes.
©2007 '' Por Elke di Barros